sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Como pintar camiseta com caneta para tecido (estampa)

É muito fácil personalizar uma camiseta branca, fazendo nela um desenho ou frase qualquer. Há uma caneta especial para tecido, que não sai a tinta na lavagem. O nome é "caneta para tecido", geralmente encontrada em papelarias e lojas de armarinhos, na marca Acrilex.
É uma caneta de ponta grossa, parecida com as canetas de retroprojetor usadas para rabiscar em CDs. Tem de várias cores, mas o preto dá o melhor resultado em camisetas brancas.
Para os que sabem desenhar bem à mão livre, não tem segredo: basta rabiscar direto na camiseta e pronto. Já para os menos dotados na arte (como eu), o jeito é decalcar um desenho já pronto ou imprimir algo pelo computador. Todos os detalhes sobre como fazer isso estão no tópico "Desenho matriz para pintar na camiseta".
Com o desenho em mãos, siga esse roteiro:
Grude com fita adesiva o desenho em um pedaço de papelão (ou algo parecido, que seja resistente a dobras), formando uma matriz rígida.
Coloque o desenho dentro da camiseta, na posição desejada. Cuide para centralizar bem, evitando que o desenho fique torto
Estique a camiseta (mas não muito!) na área do desenho, prendendo com os grampos de roupa nas bordas do papelão, ficando uma área de tecido limpa e fixa para desenhar.
Com a caneta para tecido, pinte a camiseta, enxergando os traços originais através do tecido. Um ambiente bem iluminado ajuda.
Terminada a pintura, espere pelo menos 2 dias para lavá-la, para que a tinta seque bem.
Dica: Além de camisetas, a caneta serve para qualquer outro tipo de tecido. Ela também pode ser útil para personalizar panos de prato, outras peças de roupa ou ainda identificar peças íntimas (meias, cuecas e calcinhas) entre irmãos.

Material:
*Uma camiseta de cor clara
*Caneta para tecido cor preta (acrilex)
*Pedaço de papelão 30x30 cm opcional
*Fita adesiva (durex) opcional
*Grampos de roupa opcional

Nenhum comentário: